Este documento faz parte de uma doação feita em 2018 pelo Eng. Mário Giesta ao Arquivo Municipal de Gondomar, de parte do espólio da extinta “Fábrica de Móveis Giestas de Valbom, Lda”. Dos itens doados destacam-se os desenhos de pormenor e à escala, as plantas com anotações (medidas, nome das madeiras, etc.) e os desenhos de amostra aos futuros compradores.
A antiga “Fábrica de Móveis Giestas de Valbom, Lda.” foi fundada em Valbom, na década de sessenta do século XX, pelos irmãos Mário Giesta, Hernâni Giesta e Virgílio Giesta. Nos primeiros anos da década de setenta, esta fábrica, liderada por Mário Giesta, era já um dos principais centros de empregabilidade de Valbom. Rapidamente, este centro fabril tornou-se referência a nível nacional na indústria do mobiliário, pela excelência técnica e pela transmissão aos mais jovens do conhecimento da arte da marcenaria em contexto oficinal. Encerrou nos finais da década de noventa do século XX devido à crise já instaurada, resultado do implemento das grandes superfícies estrangeiras em Portugal que disseminavam um mobiliário com preços módicos, feito em série e de fácil transporte e montagem.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade e Segurança aceitar e continuar