Neste início de ano trazemos uma fotografia da Ala de Nun’Álvares de Gondomar, clube que em setembro passado celebrou os 100 anos de existência. Este edifício sede data dos anos 30 do século XX e é composto por sala de espetáculos e espaços para ensaios e para os Jogos de Salão.
O projeto inicial do prédio pretende albergar a direção, o grupo coral e o grupo cénico, a par da residência paroquial, do cartório paroquial e espaço para fins recreativos. Em 1931, o plano irá ser alvo de alteração visando ter nas instalações um cineteatro com 112 lugares na 2ª. Plateia, 176 na 1ª. Plateia, 42 nos Camarotes, 60 no Balcão e 9 nas cadeiras reservadas para além das 7 cadeiras nos camarotes destinadas à Direção e 5 para as Autoridades, pelo que a lotação era de 411 espectadores.
Inaugurado em 1933, o periódico local «O Legionário», de 11 de novembro de 1933, dá deste modo notícia relativa ao evento:
“O dia 5 de Novembro passado foi, realmente, de festa para Gondomar, e de uma maneira especial para os Legionários de Nun´Álvares. Nesse dia de verdadeiro sol outonal, em que o verão de S. Martinho, se manifesta em toda a sua pujança, Gondomar vestiu galas, para inaugurar no Largo do Souto a linda sede da Ala dos Legionários de Nun´Álvares, edifício simples, na sua arquitetura, mas elegante, o qual se ergue em toda a sua majestade e grandeza, proporcionando a todos os visitantes as melhores referências ao hábil autor do projecto da mesma obra, Snr. José Martins de Moura.
Neste grande e importante edifício, há pouco inaugurado, fica instalado o excelente Cine-Teatro, a tipografia deste jornal, um consultório médico, dois salões para jogos e biblioteca, onde funciona um aparelho de radio telefonia, e, finalmente, uma esplêndida casa para residência paroquial. (…)"
A Ala dos Legionários de Nun'Álvares de Gondomar foi fundada a 30 de setembro de 1923 por um grupo de católicos que, em reação aos tempos agitados e de ativo anticlericalismo que se viveram na sequência da implantação da República, entenderam salientar a presença da Igreja no meio social através de manifestações culturais, foi declarado pessoa coletiva de utilidade pública em 1989 e foi igualmente reconhecido pelo Município de Gondomar com a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro, em 1998.
Já em finais de 2023 recebeu um Voto de Louvor da Assembleia da República pelos seus 100 anos de atividade e a Medalha de Mérito Desportivo do XXIII Governo da República Portuguesa. Mantem, atualmente, uma intensa atividade social, cultural e desportiva.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade e Segurança aceitar e continuar